Conheça a nossa
Empresa

Consigo desde 1970

Somos uma empresa de cariz familiar com mais de cinco décadas de existência. Ao nosso sócio fundador, Augusto Blanco, juntou-se o Grupo Saica para, juntos, fortalecermos a presença no mercado e prosseguirmos no caminho da constante inovação no negócio da embalagem de cartão.

O que nos caracteriza? Solidez, rigor e seriedade. Sabemos que o sucesso do nosso cliente depende da qualidade dos nossos produtos e serviços e é por isso que, diariamente, contamos com 170 colaboradores competentes e empenhados, integrados numa equipa motivada e de excelência.
Sempre focados nas necessidades e oportunidades do mercado, comprometemo-nos com a satisfação plena dos nossos clientes, cultivando parcerias coesas e duradouras.
Somos uma Empresa transformadora: imprimimos, cortamos, dobramos e colamos cartão canelado para embalagens destinadas aos mais diversos setores de atividade: setor vinícola, alimentação, detergentes, cristalaria ou o ramo automóvel. Estamos presentes de norte a sul do país e, internacionalmente, por via indireta, através dos nossos clientes.
Somos uma Empresa que encara qualquer desafio como uma oportunidade de superação e crescimento organizacional. Sempre alinhados na melhoria contínua, temos como missão garantir, em todo o processo, a máxima qualidade dos nossos produtos e serviços, com vista à satisfação dos nossos clientes.
A nossa visão assenta nas relações de confiança, fortes, honestas e credíveis, tendo ainda como elemento diferenciador o foco no crescimento e motivação dos recursos humanos e o constante investimento em tecnologia e inovação.

Visão

Ser o parceiro de referência no setor, reconhecido pelas soluções de embalagem competitivas, eficazes, de qualidade inquestionável, assim como pelo serviço de excelência, adaptado às necessiades do cliente.

Missão

Surpreender diariamente os Stakeholders, através de uma visão inovadora do negócio da embalagem de cartão, que permita à Empresa um desempenho de excelência, um crescimento sustentado, potenciar o negócio dos nossos clientes, assumir o compromisso com a comunidade, através de recursos humanos qualificados e motivados.

Visão
Missão

Os nossos Valores

Seriedade

Rigor

Compromisso

Foco no Cliente

Dinamismo

Estabilidade

Solidez

Inovação

Trabalho em equipa

Responsabilidade Social

Somos a “Família Cartonarte”. Uma Empresa de relações, fraterna, e que investe fortemente na promoção da saúde e bem-estar dos seus colaboradores. O termo “Família” traduz bem a nossa responsabilidade social para com aqueles que, todos os dias, nos ajudam a ser a Empresa coesa e de referência que tanto nos orgulha.

Política de Benefícios e Incentivos da Cartonarte

Além do cumprimento rigoroso de todas as obrigações legais, a Cartonarte investe fortemente na promoção da saúde e bem-estar dos seus colaboradores e põe em prática medidas de incentivo e de reconhecimento dos contributos de cada um para o sucesso da equipa. Flexibilidade de horário, teletrabalho, consultas de medicina preventiva e curativa nas instalações, aposta na formação profissional, prémios ou a comemoração de efemérides são alguns dos benefícios que disponibilizamos aos nossos Colaboradores.

Iniciativas Sustentáveis

Preocupamo-nos com o ambiente. A sustentabilidade da nossa empresa está alinhada com um conjunto de ações e práticas que visam o impacto positivo na sociedade, ao nível ambiental, social e económico.

Estas práticas beneficiam a organização da nossa Empresa e contribuem para a melhoria da qualidade de vida daqueles que connosco colaboram.
No plano ambiental, promovemos ações para minimizar os impactos da atividade, recorrendo a matérias-primas sustentáveis e apostando na reciclagem e tratamento de águas residuais.

A Cartonarte considera a proteção do Ambiente um aspeto muito importante na sua relação com a sociedade e o mercado e é por isso que implementamos uma estratégia de sucesso que visa o desenvolvimento sustentável.

Ecológico

Reciclável

Cartão Canelado

Tratamento dos resíduos do prcesso produtivo

  • Os nossos produtos são inteiramente recicláveis.

  • As embalagens de cartão ondulado que fabricamos têm uma pegada ecológica mínima.

  • Os resíduos inerentes ao nosso processo produtivo são separados, tratados e valorizados em conjunto com parceiros credíveis.

Política da Qualidade

A nossa Política de Qualidade centra-se na satisfação do cliente, através da produção de embalagens de acordo com os requisitos do produto e das expetativas do cliente.

Pretendemos sempre alcançar a máxima eficiência dos recursos produtivos, traduzindo-se no desempenho financeiro da empresa, bem como nos bons níveis de produtividade.
Apostamos todos os dias na melhoria contínua dos processos, monitorizando os objetivos da Qualidade.

Ética

O nosso compromisso ético beneficia não só os colaboradores da nossa empresa, mas também os parceiros e toda a comunidade.

A Cartonarte tem em vigor um Código de Ética, que permite uma comunicação íntegra e totalmente transparente sobre os seus valores e princípios fundamentais, como a proteção dos direitos humanos, a promoção da saúde e segurança no trabalho, a diversidade e igualdade de oportunidades, a proteção do meio ambiente, entre outras dimensões essenciais.

As nossas origens

Augusto Blanco começou muito novo a trabalhar no Grupo Carvalho & Catarro e, aos 16 anos, já era encarregado da unidade de embalagens de cartão, que foi criada em 1959. O seu percurso profissional foi interrompido para prestar serviço militar, em Angola, durante 27 meses. Quando regressou, em 1970, juntou-se a três colegas do Grupo Carvalho & Catarro – António Poças da Rosa, Hélder Olival Pereira da Silva e Manuel Soares Domingues – para adquirir o referido negócio de cartão, pelo valor de 400 contos, e constituíram a sociedade Cartonarte, Lda., mediante escritura celebrada a 3 de Agosto desse ano.

O trabalho iniciou, desde logo, na Marinha Grande, com clientes de grande dimensão, captados, nomeadamente, na indústria do vidro. A Cartonarte acompanhou, durante este período,a transição da palha para o cartão canelado. “A embalagem estava a nascer em força na Marinha Grande e nós começámos a trabalhar para as grandes empresas, como a Ivima e a Crisal”, recorda, a propósito, Augusto Blanco, que tomou as rédeas da Produção e da orçamentação.

António Poças da Rosa ficou com a Área Comercial e Hélder Olival Pereira da Silva e Manuel Soares Domingues assumiram a Contabilidade.

No início da Cartonarte, os amigos tornaram-se sócios e foi dessas ligações de trabalho que também nasceu a Família de Augusto Blanco. Para além de encontrar o projeto profissional de uma vida, encontrou ainda Isaura Santos, a mulher que escolheu para casar e gerar descendência.

Ela discreta e reservada, ele extrovertido e bem-disposto. O enlace deu-se em 1975.

O único filho nascido do matrimónio, César Santos, é atualmente o Diretor-Geral da Cartonarte, onde trabalha desde 1998.

Nos primeiros anos de vida, a Cartonarte beneficiou da reduzida concorrência para exercer controlo sobre o preço e fornecer, além da indústria do vidro, os fabricantes de plásticos e de louça instalados na região, que faziam parte do leque de clientes de relevo da Cartonarte. Produziam-se, sobretudo, embalagens de fantasia (só 15% da produção era dedicada ao cartão canelado) e a empresa empregava, na altura, 25 pessoas.

Desde sempre que o ambiente entre os trabalhadores e a Gerência foi de confiança e proximidade, como numa família. “Momentos em que não havia nada para fazer, a gente entretinha-se com jogos”, recordam saudosos, Augusto Blanco e Isaura Santos.

A transição da ditadura para a Democracia, proporcionada pelo 25 de abril de 1974, aconteceu sem sobressaltos, mesmo quando, no período da tentativa de golpe de estado do 11 de março de 1975, a Cartonarte foi ocupada e a laboração temporariamente suspensa.

Ainda na década de 70, a instabilidade manteve-se após a saída do sócio Hélder Olival Pereira da Silva e, durante a primeira intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Portugal, num contexto de bens racionados, desemprego e inflação acima dos 20%.

O primeiro grande investimento da Cartonarte foi realizado em 1982, com a mudança para as instalações próprias, construídas num terreno que foi adquirido para esse efeito, o mesmo onde a empresa ainda hoje se encontra. A primeira expansão das instalações ocorreu dois anos volvidos e coincidiu com a aquisição da primeira máquina de impressão flexográfica e com o início do primeiro período de forte investimento em equipamento com tecnologia de ponta.

Toda a década de 80 foi de consolidação do negócio e a Cartonarte posicionou-se, como vinha sendo apanágio, à frente da concorrência, entre outros fatores, pela tecnologia utilizada.

Fomos considerados, e ainda somos, a maior transformadora de cartão da Península Ibérica”, afirma Augusto Blanco.

E um degrau de cada vez, o crescimento fez-se com audácia, dedicação e capitais próprios, sem recurso a crédito. “Nunca pedimos empréstimos, até hoje. Ninguém de fora sabe a intensidade com que eu vivi isto. Saiu-me da pele, com sacrifício da Família”, salienta.

Foi também na década de 80 que se deu uma nova alteração na sociedade: afastou-se António Poças da Rosa.

Já com Portugal como membro de pleno direito da Comunidade Europeia, os anos 90 foram, então, anos de reorganização e modernização. Adquiriu-se nova tecnologia e, progressivamente, adotou-se a produção semi-manual, ao mesmo tempo que se procurava diversificar a carteira de clientes. Foi nesta fase que a Cartonarte começou a trabalhar para os setores do vinho e dos produtos alimentares, dos produtos de limpeza e dos produtos de higiene, entre outros.

Em 1996, a escassez de matéria-prima e a concorrência da China facilitaram a parceria com o Grupo Saica, de Espanha, que comprou 20% da sociedade a Augusto Blanco e outros 20% a Manuel Domingues. Na viragem para o novo milénio, assistiu-se a uma nova alteração: saiu Manuel Domingues e o capital ficou totalmente diluído entre Augusto Blanco e o Grupo Saica.

Prosseguiram então os investimentos e, em 2002,foram inauguradas as novas instalações administrativas e concluída a expansão dos armazéns de matéria-prima e produto acabado. A empresa obteve a certificação dos sistemas de gestão ambiental, segurança e qualidade, e continuou a munir-se de equipamentos de vanguarda. Já na transição da primeira para a segunda década do século XXI, apostou no aumento da capacidade instalada. A evolução constante apoiou-se na automatização e digitalização.

Em 2015, Augusto Blanco retirou-se das suas funções e o filho, César Santos, assumiu o cargo de Diretor-Geral. “Tenho muito orgulho que o César tenha continuado. É o meu braço direito”. Na Cartonarte desde 1998, César Santos passou pela área da Qualidade, foi Diretor de Produção e, posteriormente, Diretor Comercial, antes de iniciar as atuais funções.

Nos últimos anos, a Cartonarte tem feito um grande investimento na valorização dos recursos humanos, com estratégias sustentadas de formação e motivação dos colaboradores da empresa. Consolidou-se ainda a comunicação da marca, com o objetivo de evidenciar a missão e a visão da organização.

A Cartonarte passou a atuar, também, no mercado internacional através dos seus clientes, aprofundando o modelo de negócio baseado na modernização e na inovação e, já em 2022, com a nova expansão das instalações e os novos equipamentos – instalação de uma nova linha de corte de alta precisão de fabrico suíço e adoção de um novo sistema de alimentação automática de matéria-prima através de transfers automáticos a partir das linhas principais – abraçou o maior investimento da sua  história.

História/Cronologia

1959

Fundação da empresa, integrada no Grupo Carvalho & Catarro

1970

3 de Agosto: constituição da sociedade Cartonarte, Lda.

Início da produção de cartão canelado

1982

Inauguração das atuais instalações

1984

Expansão das instalações

Aquisição da primeira máquina de impressão flexográfica

Início do primeiro período de forte investimento em tecnologia de ponta e layout, que se vai prolongar até 1997

1995

Aquisição da primeira máquina de produção de caixas de cartão canelado (Casemaker)

1997

Aquisição da primeira troqueladora plana

Reorganização interna, até 2000

Implementação de um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9002

2001

Início de forte investimento na melhoria do layout, sistemas de movimentação, armazéns e escritórios, realizado até 2007

Forte agressividade comercial, até 2005

2002

Novas instalações administrativas

Expansão dos armazéns de matéria-prima e produto acabado

Instalação de software CAD para desenvolvimento de produto e elaboração de protótipos

Implementação de sistema de gestão ambiental de acordo com a norma 14001:1999

2005

Instalação do novo sistema de movimentação de paletes de produto acabado

Forte reestruturação do layout industrial

2007

Lançamento de novos produtos e consolidação de robustas relações de parceria com os clientes, até 2013

2008

Aquisição da segunda linha integrada de fabrico de caixas de cartão (Casemaker)

2009

Início de novos investimentos, até 2012, que permitiram expandir a capacidade instalada

2011

Aquisição de coladora de produtos especiais, até seis pontos de colagem

2012

Aquisição de linha troqueladora rotativa com três impressoras

2014

Aquisição de segunda linha troqueladora plana

Início de investimentos de substituição em tecnologia de ponta

Instalação de alimentadores e paletizadores automáticos

Início de um período de reforço da aposta nos recursos humanos, através da formação e motivação

Início de um período de consolidação e comunicação da marca, missão, visão da empresa e sua aplicação

2015

Augusto Blanco retira-se e César Santos assume o cargo de Diretor-Geral

Aquisição de alimentadores automáticos para linha troqueladora rotativa e segunda linha troqueladora plana

2017

Aquisição e instalação da Master Flex – impressora de alta qualidade até seis cores

2018

Aquisição e instalação da Tanabe – máquina que consegue aplicar fita, dupla fita, rip-a-tape e colar dois componentes um ao outro

2019

Novo armazém nos Pousos com 5.000 metros quadrados (arrendado)

2020

Comemorações dos 50 anos da Cartonarte, mesmo com as restrições da pandemia, juntando todos os colaboradores a comunicação social

2021

Maior investimento da história da Cartonarte, com expansão das instalações, instalação de uma nova linha de corte de alta precisão de fabrico suíço (Bobst Expert Cut) e adoção de um novo sistema de alimentação automática de matéria-prima através de transfers automáticos a partir das linhas principais

Início das obras de ampliação dos escritórios (300 metros quadrados adicionais)

Implementação do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacionais de acordo com a norma ISO 45001:2019

2022

Distinção pela Ordem dos Psicólogos como HealthyWorkplace – Locais de Trabalho

Saudáveis (3.º lugar)

Adesão em consórcio ao projeto “Embalagem do Futuro”

César Santos é distinguido como Profissional do Ano pelo Rotary Club da Marinha Grande a25 de Abril

2023

Entrada em funcionamento da nova linha de corte de alta precisão de fabrico suíço (Bobst Expert Cut)

Novos investimentos:

Agrafadora/Coladora Bahmuller para grandes dimensões

Coladora Bobst de 4/6 pontos, de última geração, com grande qualidade e precisão de colagem. Incluirá um sistema de aplicação em linha de fitas e-commerce

Conheça o nosso Diretor-Geral

César Santos

“A Cartonarte é uma empresa de Recursos Humanos que produz embalagens de cartão”

César Santos, 48 anos, natural da Marinha Grande, ingressou em 1998 na Cartonarte,após a licenciatura em Gestão de Empresas, no ISCTE, em Lisboa.

Desportista de coração trouxe para a empresa os valores chave que amealhou nas diversas atividades desportivas em que participou: dedicação e perseverança.

Iniciou o seu percurso na área da Qualidade, foi Diretor de Produção e, posteriormente, Diretor Comercial, vencendo todos os desafios deste negócio. Desde 2015que ocupa o cargo de Diretor-Geral, convicto da importância dobom trabalho, instigandoa Cartonarte a ser, cada vez mais, uma referência no setor das embalagens de cartão.

Paralelamente, não descura das causas sociais e, em 2020, foi cofundador do movimento ‘Marinha Grande Ajuda’, que nasceu como resposta à pandemia de Covid 19 e que já auxiliou dezenas de pessoas.

César Santos foi distinguido como Profissional do Ano pelo Rotary Club da Marinha Grande a 25 de Abril de 2022.